PRÉVIA (n.t.) 22º

Primavera triste | Primavera triste
Vicente Blasco Ibáñez

O texto: O conto “Primavera triste”, de Vicente Blasco Ibáñez, pertence ao livro de narrativas breves La condenada, publicado em 1900. Trata-se da história de uma adolescente de saúde frágil, negligenciada por seu tio, que vê no jardim que cuida o final dos seus dias, assim como as flores que murcham e morrem ao final da primavera.
Texto traduzido: Ibáñez, V. B. “Primavera triste”. In. La condenada. Valencia/Madrid: F. Sempere y Compañia, 1900, pp. 19-31.

O autor: Vicente Blasco Ibáñez (1867-1928), escritor e jornalista espanhol, nasceu em Valência. Conhecido por sua atuação no cenário político republicano e pela prolífica carreira literária, sua obra é a síntese da união da escrita a ideais políticos. Além de apresentar elementos costumistas e regionalistas, em sua fase valenciana, sua obra se vincula também ao Naturalismo, pela forte crítica social, ao levantar questões da sociedade de sua época, que almejavam justiça e igualdade de classes. Escreveu inúmeros contos e novelas, incluindo as obras valencianas (Arroz y tartana, 1894; Cañas y barro, 1902) e naturalistas (La catedral, 1903; La horda, 1906).

A tradutora: Rosangela Fernandes Eleutério é licenciada em Letras Espanhol e mestra em Estudos da Tradução pela UFSC. Atualmente, cursa doutorado em Estudos da Tradução, com ênfase em tradução literária e língua espanhola. Para a (n.t.) traduziu Alejandra Pizarnik.



☞ IBÁÑEZ, Vicente Blasco. Primavera triste | Primavera triste.
Trad. Rosangela Fernandes Eleutério. (n.t.), n. 22, v. 1, jun. 2021, pp. 227-238.


© (n.t.) Revista Nota do Tradutor
ISSN 2177-5141