O texto: Os contos “Una clase de gimnasia” (18/07/1930) e “Clase de box” (30/01/1931), de Roberto Arlt, publicados originalmente na revista literária argentina El Hogar, e depois reunidos em Cuentos completos (1997), pertencem à primeira fase da obra do autor, de 1928-1932, período em que prevalece seu interesse por investigar as motivações interiores de seus personagens.
Texto traduzido: Arlt, Roberto. “Una clase de gimnasia”; “Clase de box”. In. Cuentos completos. Buenos Aires: Espasa Calpe/Seix Barral, 1997, pp.100-112.
O autor: Roberto Arlt (1900-1942), escritor argentino, nasceu em Buenos Aires. Escreveu contos, crônicas e peças de teatro, sendo reconhecido por seus romances, como Los siete locos (1929) e Los lanzallamas (1931), e pelos livros de contos El jorobadito (1933) e El criador de gorilas (1941). Trabalhou para o jornal El Mundo, onde publicou diversas crônicas, e também atuou no projeto Teatro del Pueblo, para o qual escreveu peças, sendo considerado um precursor do teatro social argentino.
Os tradutores: Lívia Oliveira Bezerra da Costa Carpentieri é licenciada em Letras Português e Inglês pela UECE, mestre e doutora pelo programa de Teoria e História Literária da UNICAMP. Sua pesquisa de doutorado consiste no estudo do diálogo estabelecido entre a cronística e a contística de Roberto Arlt.
Guilherme Barbosa Gomes Figueiredo Filho é bacharel em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos, onde realiza atualmente mestrado no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura, com pesquisa comparatista acerca de El juguete rabioso, primeiro romance de Arlt.