PRÉVIA (n.t.) 23º

Editorial
Códice de Dresden e Suicidário

(...) Por isso, apostando no cosmopolitismo e na pluralidade de vozes, decidimos preparar uma antologia literária e humanística que se presta a uma reflexão multidisciplinar e crítica sobre a questão. Afinal, a literatura é um meio privilegiado de ir além de nossas províncias pessoais, sempre tão demarcadas, e abordar sensivelmente certos tabus... (...)

A presente edição abre com um ensaio inédito de Julio Cabrera (1944-), filósofo argentino radicado no Brasil, mundialmente conhecido pelos seus estudos em matéria de ética negativa e um dos principais representantes latino-americanos do antinatalismo contemporâneo. Trata-se de um argumento filosófico com o propósito de “humanizar o ato... (...)

Em seguida, na seção Poesia e Prosa, apresentamos as traduções, dispostas em ordem cronológica, cujo critério é a data de nascimento dos autores. Elas recobrem, em seu conjunto, um amplo arco histórico que vai da Antiguidade aos tempos atuais. O primeiro dos textos, o antigo diálogo mesopotâmico intitulado... (...)

Dedicamos a Ixtab esta edição, desejando que ela conduza – qual uma psicopompa – os autores aqui reunidos para o seu merecido repouso à sombra de uma Yaxche. E sob a égide da deusa maia, apresentamos aqui 29 traduções de poetas, escritores e filósofos que co-templaram, cada um a seu modo, o impasse da lucidez diante da existência... (...)



☞ Editorial: Códice de Dresden e Suicidário.
(n.t.), n. 23, vol. especial, 2021, pp. 04-06.


© (n.t.) Revista Nota do Tradutor
ISSN 2177-5141