PRÉVIA (n.t.) 23º

Oração à poesia | Preghiera alla poesia
Antonia Pozzi

O texto: Avessa ao hermetismo italiano que lhe fora contemporâneo, a poesia de Antonia Pozzi se caracteriza pelo vínculo objetivo e racional que estabelece com a realidade, elegendo a palavra poética como experiência fundamental. Para ela, a poesia de sua época estava distante de realizar plenamente o humano, sendo evasiva e introspectiva, de modo que precisava ser mais compensativa e resolutiva em relação à vida. Ao buscar descrever o mundo de dentro e o de fora através de um filtro estético, estabeleceu sua voz poética enquanto costurava sua escrita à própria vida. Esta seleção apresenta cinco poemas selecionados a partir de Parole, publicado postumamente em 1939: “Oração à poesia” (“Preghiera alla poesia”), “Tempo”, “Voz de Mulher” (“Voce di Donna”), “Luzes livres” (“Luci libere”) e “A vida sonhada” (“La vita sognata”).
Texto traduzido: Pozzi, Antonia. Parole. A cura di Alessandra Cenni e Onorina Dino. Milano: Garzanti, 1989.

A autora: Antonia Pozzi (1912-1938), poeta italiana, nasceu em Milão. Estudiosa de estética e de Flaubert, é considerada uma das vozes mais originais da poesia moderna italiana, pois manifesta tanto influências do Crepuscularismo quanto do expressionismo alemão, ao desenhar atmosferas desoladas, mas carregadas de sensibilidade. Reservada como suas palavras, buscava transferir peso e substância às imagens e difundir sentimento nas coisas transfiguradas. Seus poemas, escritos entre 1929 e 1938, foram publicados postumamente em 1939, na antologia Parole. Liriche. Além da literatura, dedicou-se também à fotografia e ao piano. Em um período histórico marcado pelo fascismo, suicidou-se aos 26 anos, após ingerir uma dose excessiva de barbitúricos.

As tradutoras: Camila Vicentini Camargo é bacharela em Cinema e Audiovisual pela Universidade do Sul de Santa Catarina e graduanda em Letras Italiano, pela UFSC.
Cláudia Tavares Alves é doutora em Teoria e História Literária e graduada em Estudos Literários e Letras pela Unicamp. Tradutora, professora e pesquisadora, estuda a literatura italiana do século XX e contemporânea. Para a (n.t.), traduziu Goliarda Sapienza, Amelia Rosselli e Cesare Pavese.



☞ POZZI, Antonia. Oração à poesia | Preghiera alla poesia. Trad. Camila Vicentini
Camargo e Cláudia Tavares. (n.t.), n. 23, vol. especial, 2021, pp. 288-301.


© (n.t.) Revista Nota do Tradutor
ISSN 2177-5141