PRÉVIA (n.t.) 18º

O braço mirrado | The Withered Arm
Thomas Hardy

O texto: Publicado em 1888 na Blackwood’s Edinburgh Magazine, e depois no livro Wessex Tales, “The Withered Arm”, de Thomas Hardy, narra a relação entre duas mulheres, Rhoda Brook e Gertrude Lodge, cujos destinos se entrelaçam, desencadeando desejos inconscientes e obscuros por meio de uma ambiguidade entre realidade e sonho. Assim como em outros escritos do autor, o conto problematiza a situação da mulher e das pessoas no meio rural inglês de meados do século XIX, por meio de uma história de rivalidade e amizade ancorada em elementos próprios do gênero fantástico, associados, porém, a fatos históricos que Hardy afirmava ter ouvido de seus pais.
Texto traduzido: Hardy, Thomas. “The Withered Arm”. In. Wessex Tales. Kathryn R. King (Ed.). New York: Oxford World’s Classics, 2009, p. 57-85.

O autor: Thomas Hardy (1840-1928), escritor e poeta inglês, nasceu em Stinsford. De jovem arquiteto a escritor canônico da literatura inglesa, é uma das grandes vozes literárias da Inglaterra. Sua obra ficcional foi objeto de estudo e admiração de escritores como D.H. Lawrence e Virginia Woolf. Além de romances, escreveu contos e poemas e deixou uma extensa autobiografia, publicada postumamente sob autoria de sua segunda esposa. Em sua obra, Hardy questiona constantemente a sociedade vitoriana de sua época, assim como representa poeticamente seu lugar de origem, com um interesse peculiar sobre as pessoas, os costumes e as tradições da região.

A tradutora: Carolina Paganine é doutora em Estudos da Tradução pela UFSC (2011) e bacharel em Letras Tradução – Inglês pela UnB (2004). É professora de Teorias da Tradução na Universidade Federal Fluminense e tradutora. Sua pesquisa está vinculada aos estudos sobre tradução comentada, estilo e variação linguística na tradução literária e circulação literária.

Opções de Download

    

☞ HARDY, Thomas. O braço mirrado | The Withered Arm.
Trad. Carolina Paganine. (n.t.), n. 18, v. 1, jun. 2019, pp. 190-245.


© (n.t.) Revista Nota do Tradutor
ISSN 2177-5141