PRÉVIA (n.t.) 15º

Elegias | Elegidia
Sulpícia

O texto: As elegias de Sulpícia são o único registro da voz feminina na poesia latina, das quais se conservam apenas seis composições, que compreendem um total de 40 versos. Foram publicadas pela primeira vez na antologia organizada pelo poeta Álbio Tibulo, no 3º livro do Corpus Tibullianum (ou Appendix Tibulliana), no primeiro século da era comum. Mantendo a tradição da poesia epigramática helenística ou imperial latina, as elegias de Sulpícia representam cenas de uma narrativa que se desenrola com a leitura de cada texto individual, fazendo alusão, sobretudo, ao seu infeliz desencontro com seu amado, Cerinto, e explorando, com argúcia e estro poético, os sentimentos de arrebatamento e rejeição amorosa.
Texto traduzido: Sulpicia. “Poems”. In. Mahoney, Anne (Ed.). Sulpicia: Text, translation, and commentary. Perseus Project, 2000.

A autora: Sulpícia (c. I a.C.), poeta latina, nasceu na Antiga Roma. Oriunda do patriciado, viveu durante o reinado de Augusto, o primeiro imperador romano, filha do político e orador Sérvio Sulpício Rufo e de Valeria, irmã do general Marco Valerio Messalla Corvino, seu tio, que figura em um de seus poemas, patrono das artes que criou, por volta do ano 30 a.C., um círculo de literatos do qual fizeram parte Tibulo e Ovídio. Acredita-se que Sulpícia tenha frequentado esses ambientes e feito parte do círculo de intelectuais de Messalla, que se tornou seu tutor após a morte de seu pai. A crítica e a revisitação da poesia de Sulpícia restabeleceram seu lugar no cânone da literatura clássica.

O tradutor: Rodrigo Bravo é doutorando em Tradutologia, mestre em Linguística, bacharel em Letras Clássicas pela USP. Professor do curso de pós-graduação em Música Popular da Faculdade Santa Marcelina. Cocriador e editor da revista eletrônica de poesia brasileira contemporânea traduzida para o inglês Saccades/Sacadas. Traduziu, em livros, artigos e capítulos de livro na área de tradução e crítica literária. Dramaturgo e Diretor da Cia. de Teatro Vento Áureo. Para a (n.t.) já traduziu Nósside e os Hinos Homéricos.



☞ SULPÍCIA. Elegias | Elegidia. Trad. Rodrigo Bravo.
(n.t.), n. 15, vol. especial, 2020, pp. 28-41.


© (n.t.) Revista Nota do Tradutor
ISSN 2177-5141