O texto: Seleção com cinco poemas de The Black Riders and Other Lines: (IX, XXIV, XLII, XLIV e XLVI), antologia de poemas publicada em 1895, por Stephen Crane. É composta por 68 composições de estilo curto e pungente que não seguem uma estrutura rígida. A ausência de títulos nos poemas, identificados apenas por números romanos, é uma característica dessa liberdade de escrita. Assim como em sua prosa, nesses poemas Crane apresenta uma visão obscura, amarga e cínica do mundo, cujos habitantes se veem abandonados aos caprichos de deuses furiosos e de um universo indiferente
Texto traduzido: Crane, S. The Black Riders and Other Lines. Boston: Copeland & Day, 1905.
O autor: Stephen Crane (1871-1900), escritor e poeta estadunidense, nasceu em Newark, New Jersey. Reconhecido como um dos escritores mais inovadores de sua geração, ao final do século XIX escreveu obras notáveis de cunho realista, sendo um dos precursores do naturalismo e do impressionismo norte-americano. Apesar de sua curta vida, foi um prolífico escritor, autor de romances, contos e poemas. Escreveu The Red Badge of Courage (1895), clássico romance sobre a Guerra Civil Americana, no qual explora muitos temas recorrentes em sua obra, como a morte, a violência, o isolamento existencial e o medo.
O tradutor: Jefferson de Moura Saraiva, graduado em Letras Estrangeiras Modernas (Inglês), mestre e doutor em Estudos Literários pela Universidade Estadual de Londrina, é professor do curso de Letras Inglês e Respectivas Literaturas na UNESPAR, em Paranaguá/PR.