O texto: Publicado em 1965, Expedição primeira A ou o Poetômato de Trurl integra os contos sobre aventuras de robôs cibernéticos de Stanisław Lem. O interesse desta narrativa sobre a invenção de uma máquina-poeta reside principalmente na relação do escritor com a teoria da literatura, a respeito da qual publicou alguns ensaios. A invenção da máquina que faz poemas torna-se uma oportunidade única para se debruçar sobre as origens da criação, os limites da linguagem e os amargos envolvimentos da poesia na realidade contemporânea.
Texto traduzido: Lem, S. Opowiadania zebrane. Kraków: Wydawnictwo Literackie, 1975.
O autor: Stanisław Lem (1921-2006) é um escritor polonês de ficção científica, autor do conhecido romance Solaris (1961). O conjunto de narrativas sobre máquinas, publicado sob o título Ciberiada, a partir de 1965, e do qual faz parte também a história sobre Poetômato, distingue-se pela sua dimensão teórica, crítica e irônica.
A tradutora: Olga Kempińska formou-se em Filologia Românica (UJ, Cracóvia) e em História Social da Cultura (PUC-Rio). É professora de Teoria da Literatura da UFF. Para a (n.t.) traduziu textos de M. Pawlikowska-Jasnorzewska, K. Iłłakowiczówna, A. Świrszczyńska e W. Szymborska.