PRÉVIA (n.t.) 24º

A hostilidade e A batalha | La hostilidad y La batalla
Roberto Arlt

O texto: Os contos “A hostilidade” (“La hostilidad”) e “A batalha” (“La batalla”), de Roberto Arlt, fazem parte do grupo de relatos publicados em revistas e jornais pelo autor, e que foram posteriormente resgatados pela crítica e reunidos em coletâneas póstumas. Esses textos, ao lado das crônicas publicadas no diário argentino El Mundo, formam parte da “literatura de sobrevivência” de Arlt, que através dessas publicações obtinha seu sustento. Os contos selecionados se inserem na primeira fase de sua obra, que abrange o período de 1928-1932, na qual prevalece seu interesse pelas investigações das motivações interiores das personagens.
Texto traduzido: Arlt, Roberto. “La hostilidad” y “La batalla”. In. Cuentos completos. Buenos Aires: Espasa Calpe/Seix Barral, 1997, pp.113-116, 139-143.

O autor: Roberto Arlt (1900-1942), escritor argentino, nasceu em Buenos Aires. Escreveu contos, crônicas e peças de teatro, sendo reconhecido por seus romances, como Los siete locos (1929) e Los lanzallamas (1931), e pelos livros de contos El jorobadito (1933) e El criador de gorilas (1941). Trabalhou para o jornal El Mundo, onde publicou semanalmente, de 1928 a 1942, diversas crônicas, e também atuou no projeto Teatro del Pueblo, para o qual escreveu peças entre 1932 e 1942. Faleceu aos 42 anos de idade, um dia antes da publicação de sua última água-forte, intitulada “Paisaje de las nubes”.

Os tradutores: Lívia Oliveira Bezerra da Costa Carpentieri é licenciada em Letras Português e Inglês pela Universidade Estadual do Ceará, mestra e doutora em Teoria e História Literária da Unicamp. É professora de línguas e literatura e tradutora de inglês e espanhol.
Guilherme Barbosa Gomes Figueiredo Filho é bacharel em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos e mestre em Estudos de Literatura pela mesma instituição, com pesquisa comparatista acerca de El juguete rabioso, primeiro romance de Roberto Arlt.



☞ ARLT, Roberto. A hostilidade e A batalha | La hostilidad y La batalla.
Trad. Lívia O. B. da Costa Carpentieri e Guilherme Barbosa Filho.
(n.t.), n. 24, v. 1, jun. 2022, pp. 96-116.


© (n.t.) Revista Nota do Tradutor
ISSN 2177-5141