O texto: O ensaio “Sobre a escrita de ficção especulativa” (“On the Writing of Speculative Fiction”), de Robert A. Heinlein, integra a coletânea Of Worlds Beyond: The Science of Science-Fiction Writing, publicada em 1947. O livro reúne sete autores de ficção científica que dissertam sobre a ciência e a arte de escrever. Em seu texto, além de introduzir conceitos, temas e autores, Heinlein oferece sugestões básicas e importantes sobre a escrita de ficção científica de melhor qualidade, dicas que variam da caracterização de personagens à ambientação da narrativa, além do cumprimento das teorias científicas. Embora tenham sido destinadas à escrita de ficção especulativa, as sugestões se aplicam a qualquer tipo de escrita ficcional.
Texto traduzido: Heinlein, Robert A. “On the writing of speculative fiction”. In. Of worlds beyond: the science of science fiction writing. Chicago: Advent Publishers, 1964, pp. 13-19.
O autor: Robert Anson Heinlein (1907-1988), escritor estadunidense, nasceu em Butler, Missouri. Considerado o primeiro autor a enfatizar a ciência na ficção e o pioneiro do subgênero Hard Science Fiction, iniciou seus estudos na Academia Naval americana, onde se formou em Engenharia Aeronáutica em 1929, tendo estudado também Física e Matemática na Universidade da Califórnia. É autor de inúmeros contos, novelas e romances de ficção científica nos quais explora desde ideias sociais e políticas, especulando como o progresso na ciência pode moldar o futuro da raça humana, ao tema das viagens espaciais. Dentre suas obras se destacam Stranger in a Strange Land (1961) e The Moon is a Harsh Mistress(1966).
Os tradutores: Luis Felipe Dias Ribeiro é graduado em Letras – Língua Inglesa e Literatura Inglesa e mestrando em Estudos Literários pela Universidade Federal do Piauí.
Mateus Vitor da Silva Lima é professor de inglês, graduado em Letras – Língua Inglesa e Literatura Inglesa pela Universidade Federal do Piauí.