O texto: Em 1929, Óssip Brik publicou o ensaio “A dissolução da trama” («Разложение сюжета») na revista ЛЕФ (LEF - Frente Esquerda das Artes), dirigida por Maiakóvski. Nele, discute como a demanda social ao início do século XX estava moldando a obra de arte em seu aspecto formal, época em que, segundo o crítico literário, o espectador havia passado a valorizar mais o “material” em que a obra de arte era produzida, do que propriamente a trama que ela produzia. No ensaio, Brik elabora seu argumento sob a ótica do método formal.
Texto traduzido: Брик, O. «Разложение сюжета». In. Литература факта: Первый сборник материалов работников ЛЕФа. Москва: Захаров, 2000.
O autor: Óssip Brik (1888-1945), escritor e crítico literário russo, nasceu em Moscou. Conhecido por lançar as bases do formalismo russo, seu interesse pelo estudo linguístico do verso deu o primeiro impulso às discussões poéticas que mais tarde levaram à fundação do OPOIAZ (Sociedade de Estudos da Linguagem Poética), o núcleo dos formalistas russos em São Petersburgo. Ao lado de Maiakóvski, atuou na ЛЕФ (Frente Esquerda das Artes) e editou os periódicos de vanguarda Искусство коммуны (A arte da comuna), ЛЕФ e Новый ЛЕФ. Dentre seus ensaios teóricos sobre poesia se destacam «Звуковые повторы» (“Repetições Sonoras”), de 1917, e «Ритм и синтаксис» (“Ritmo e sintaxe”), de 1927.
A tradutora:Raquel Siphone é formada em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e em Letras pela USP, com período sanduíche em Filologia pela Universidade Estatal de Moscou (FILFAK-MGU). Atualmente é mestranda em Teoria Literária e Literatura Comparada pela USP.