O texto: A obra O Retorno dos Pássaros é composta por trinta e cinco poemas, dos quais são aqui apresentados e traduzidos dez. Mais precisamente, a obra contém poemas (quase todos em verso livre) e textos em prosa poética. Foi publicada originalmente em 1946 e reeditada em 1977. O enquadramento na escola surrealista mais ortodoxa é perceptível, até mesmo pela dedicatória do primeiro poema a André Breton.
Texto traduzido: Εγγονόπουλος, Νίκος. Ποιήματα. Αθήνα: Ίκαρος, 2006.
O autor: Nikos Engonópoulos nasceu em 21 de outubro de 1907 em Atenas, onde também faleceu, em 31 de outubro de 1985. Foi um importante poeta e pintor grego, seguidor do movimento surrealista. Passou parte de sua juventude na França, e sua relação estreita com as letras francesas é nítida em sua obra. Engonópoulos teve uma vivência cosmopolita. Estudou Belas Artes e pintura bizantina, tendo-se destacado como pintor surrealista.
O tradutor: Théo de Borba Moosburger já traduziu para a (n.t.) os gregos Kostas Karyotákis, Giorgos Seféris, Aléxandros Papadiamántis, Ilias Venézis, Odysseas Elýtis e Emmanouil Roidis.