O texto: No dia 7 de dezembro de 1966 foi ao ar, na França, a emissão Culture française, de Robert Valette, na rádio France-Culture, com o seguinte tema: “Literatura sobre utopia”. Na conferência, o convidado Michel Foucault abordou o conceito de heterotopia, discutido, anteriormente, no prefácio de As palavras e as coisas (1966). Durante a descrição, apresentou alguns exemplos de heterotopias, como cemitérios, navios, prisões, teatros e jardins, ilustrando suas ideias com textos literários, como As mil e uma noites, lidos durante a emissão por Pierre Olivier e René Farabet. A conferência radiofônica teve, como tema de abertura, Le soleil des eaux, do compositor Pierre Boulez. O arquivo de áudio encontra-se disponível na Bibliothèque Nationale de France, em Paris.
Texto consultado: Bibliothèque Nationale de France – François Mitterrand. INA audiovisuel – IMV056. Conferência radiofônica pronunciada em 7 de dezembro de 1966, na rádio France-Culture.
O autor: Filósofo francês, Michel Foucault (1926-1984) abordou em suas teorias a relação entre poder e saber. Foi titular de uma cadeira no Collège de France intitulada “História dos sistemas de pensamento”, entre os anos 1970-1984. O conjunto de sua obra traz uma crítica das normas sociais e mecanismos de poder exercidos através de instituições aparentemente neutras, problematizando os processos de subjetivação de si.
A tradutora: Carolina Dittrich é bacharel em Letras e Literatura Francesa e doutoranda em Teoria Literária pela Universidade Federal de Santa Catarina. Além de publicar artigos acadêmicos, foi editora-chefe da revista Anuário de Literatura.