PRÉVIA (n.t.) 15º

Às amigas | A las amigas
Mariquita Sánchez

O texto: Com o humor-crítico e a análise sob uma ótica perspicaz que lhe é peculiar no ato da escrita, Mariquita Sánchez, que não era poetisa nem escritora oficialmente, descreve em versos os acontecimentos da sociedade portenha do século XIX às suas amigas María Josefa del Pino e Candelaria Somellera de Espinosa. No primeiro poema, narra o assassinato de Rivadavia pelas mãos dos jovens garotos do Sarmento; no segundo, descreve como a sociedade local mudou seus costumes, discorrendo sobre a posição do homem em detrimento à da mulher e a diferença no sistema educacional argentino. Como a maior parte de seus escritos era destinada a amigos, estes dois poemas conformam os poucos dedicados às suas amigas, que traduzem os sentimentos e a visão sociopolítica que Mariquita tinha do período que vivera.
Texto traduzido: Sánchez de Thompson, Mariquita. Intimidad y Política: diario, cartas y recuerdos. Selección, notas y estudio preliminar de María Gabriela Mizraje. Buenos Aires: Adriana Hidalgo, 2003

A autora: Mariquita Sánchez (1786-1868), ativista social e política argentina, nasceu na antiga província de Buenos Aires. Considerada a “mãe da pátria” por ter atuado de forma ardorosa para a emancipação de seu país, há relatos de que o hino nacional argentino fora cantado pela primeira vez na sala de sua casa, onde realizava tertúlias, tocava harpa e lia seus escritos. Deixou centenas de cartas para seus filhos, netos, marido e amigos, estes últimos atuantes na cena política do país. Suas missivas são um misto de fervor patriótico, articulação política, preocupações familiares e discussão sobre temas pertinentes à causa das mulheres.

O tradutor: Claudio Luiz da Silva Oliveira é professor assistente da UFAC, na área de Língua e Literatura Espanhola. Doutorando em Estudos da Tradução pela UFSC, realiza pesquisa sobre Mariquita Sánchez e traduz pela primeira vez suas cartas ao português brasileiro. Desenvolve estudos nas áreas de língua, literatura e tradução em língua espanhola.



☞ SÁNCHEZ, Mariquita. Às amigas | A las amigas.
Trad. Claudio Luiz da Silva Oliveira. (n.t.), n. 15, vol. especial, 2020, pp. 92-103.


© (n.t.) Revista Nota do Tradutor
ISSN 2177-5141