PRÉVIA (n.t.) 3º

Biografia da gravata | Biografía de la corbata
Luis Tejada

O texto: “Biografía de la corbata” e “Fantasía de madera” são duas crônicas de Luis Tejada, publicadas inicialmente no jornal colombiano El Espectador e reunidas posteriormente em um volume intitulado Gotas de tinta - nome da coluna do jornal em que apareceram. "Biografía de la corbata" foi publicada no jornal El Gráfico na edição de 21 de setembro de 1924, em que se anunciava a morte do escritor. Embora as crônicas se concentrem em temáticas diversas, pode se dizer que em todas elas se percebe o interesse do autor pelo processo de modernização que vivia a Colômbia nos primeiros anos do século XX. Tejada publicou, pouco tempo antes de morrer, suas crônicas em um volume intitulado El libro de crónicas (1924); posteriormente publicadas em 1977, 1989 e 2008, sob os títulos Gotas de tinta, Mesa de redacción e Nueva Antología de Luis Tejada, respectivamente.
Texto traduzido: Tejada, Luis. “Biografía de la corbata”. In. Gotas de tinta. Bogotá: Instituto Colombiano de Cultura, 1977, pp. 340-341; 293-295.

O autor: Luis Tejada (1898-1924) foi um reconhecido cronista, jornalista e político colombiano. Nasceu no seio de uma família liberal de educadores e jornalistas. Ingressou em 1912 na Escuela Normal de Medellín com o propósito de seguir a tradição pedagógica da sua família, no entanto, a sua formação se interrompeu após ser expulso em 1916. Depois disso, dedicou-se por completo ao jornalismo. Publicou sua primeira crônica no reconhecido jornal El Espectador, em setembro de 1917. Tejada foi parte do grupo cultural Los nuevos, reconhecido pela influencia renovadora que exercera no jornalismo e na literatura colombiana da década de 20; particularmente, é considerado o principal promotor das ideias de vanguarda, sendo um dos jornalistas mais lidos da época. Tejada morreu com apenas 26 anos de idade.

A tradutora: Luz Adriana Sánchez Segura, colombiana, fez estudos de graduação em Estudos Literários na Universidad Nacional de Colômbia, mestrado em Literatura no curso de Pós-graduação em Literatura da Universidade Federal de Santa Catarina, e atualmente faz doutorado no curso de Pós-graduação em Estudos da Tradução da mesma instituição.



☞ TEJADA, Luis. Biografia da gravata | Biografía de la corbata.
Trad. Luz Adriana Sánchez Segura. (n.t.), n. 3, v. 2, set. 2011, pp. 172-181.


© (n.t.) Revista Literária em Tradução
ISSN 2177-5141