PRÉVIA (n.t.) 10º

O Império Jesuítico | El Imperio Jesuítico
Leopoldo Lugones

O texto: Este ensaio, escrito entre 1903 e 1904, aborda o plano de e-vangelização liderado pela Companhia de Jesus junto a povos indígenas na América meridional (séculos 17 e 18). Além de descrever as ruínas das reduções, que estão hoje em território argentino, Lugones analisa os antecedentes da conquista da América, as tentativas e formas de exploração da terra e como os jesuítas se aliaram ao projeto político da Coroa espanhola até serem por ela expulsos. O texto foi considerado por Borges como a melhor obra em prosa do poeta argentino Leopoldo Lugones. Aqui são apresentados trechos de dois dos seus sete capítulos. “El futuro imperio y su habitante” descreve a geografia, a geologia, a fauna e a flora da região das Missões. Já “La conquista espiritual” aborda as circunstâncias que favoreceram a redução dos indígenas e a adaptação das suas lendas pela religião católica.
Texto traduzido: Lugones, Leopoldo. El imperio jesuítico. Biblioteca Personal de Jorge Luis Borges. Buenos Aires: Hyspamérica, 1985. Trechos dos capítulos dois e quatro.

O autor: Leopoldo Lugones (1874-1938) é um dos poetas de primeira linha do movimento modernista hispano-americano. Para Borges, o conjunto da sua produção constitui “uma das maiores aventuras do idioma espanhol”. Publicou, entre outros, Los crepúsculos del jardín (poemas), La guerra gaucha (narrativa), Las fuerzas extrañas (contos). A sua obra mais importante é Lunario sentimental (poemas), de 1909.

A tradutora: Marlova Aseff é tradutora e doutora em Estudos da Tradução e Literatura pela UFSC. Faz estágio pós-doutoral junto à Pós-Graduação em Literatura da UnB (PNPD/Capes). Publicou, entre outros, Três escritores-tradutores no cenário literário brasileiro contemporâneo (In: Protocolos críticos. Iluminuras, 2008) e Maduración de la crítica y el proceso de traducción (In: Translation and interculturality. Peter Lang, 2008, v.1); organizou Memória de tradutora, de Rosa Freire D’Aguiar (Escritório do Livro, 2004).



☞ LUGONES, Leopoldo. O Império Jesuítico | El Imperio Jesuítico.
Trad. Marlova Aseff. (n.t.), n. 10, v. 1, jun. 2015, pp. 428-452.


© (n.t.) Revista Literária em Tradução
ISSN 2177-5141