PRÉVIA (n.t.) 9º

Retratos mal falados | Retratos mal hablados
Leonel Alvarado

O texto: Ainda inéditas, as poesias coletadas em retratos mal hablados revelam um eu-poético em intenso diálogo com a história familiar, local e global, explorando assuntos como infância e juventude em Honduras e na América Latina, além de outros temas atemporais como guerra e religião. O livro é dividido em duas partes: alvaradismos, em que o poeta explora as possibilidades semânticas do nome de sua família que é, ao mesmo tempo, genealogia e história, árvore e raiz; e mínimos males, em que deixa de lado sua árvore genealógica e olha o mundo e a literatura através de uma espécie de sentimentalismo alcoólico e também científico, mediado por reações químicas do corpo, mas de qualquer forma, um sentimentalismo alterado pelo homem, ou por um Deus que, a imagem do homem, também erra.
Texto traduzido: Alvarado, Leonel. retratos mal hablados. Livro inédito (Mención Premio Casa de las Américas, 2013).

O autor: Leonel Alvarado (Honduras, 1967), autor de diversos prêmios literários, publicou Vida y obra de Bulnes el memorioso (2007), Diario del odio (1996); El reino de la zarza (1993); Sombras de hombres (1992) e Casa vacía (poesia, 1991). É doutor em literatura hispano-americana pela Universidade de Maryland. Foi professor de língua espanhola e literatura hispano-americana na Universidade Nacional Autônoma de Honduras, na Universidade de Shippensburg, e, atualmente, é professor na Universidade de Massey, Nova Zelândia.

O tradutor: Marcelo Mendes de Souza (Brasil 1976) é doutor em Literatura Comparada pela Universidade de Auckland, Nova Zelândia. Em sua tese, estabeleceu uma comparação entre Machado de Assis e Jorge Luis Borges com autores e críticos de língua inglesa. Possui mestrado e doutorado em Teoria Literária pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com tese sobre João do Rio. Publicou diversos artigos acadêmicos em revistas nacionais e internacionais, além de uma coleção de contos em português.



☞ ALVARADO, Leonel. Retratos mal falados | Retratos mal hablados.
Trad. Marcelo Mendes de Souza. (n.t.), n. 9, v. 2, set. 2014, pp. 116-131.


© (n.t.) Revista Literária em Tradução
ISSN 2177-5141