PRÉVIA (n.t.) 4º

Três heróis | Tres héroes
José Martí

O texto: O texto Três heróis faz parte dos escritos de A idade de Ouro que, na re-alidade, foi uma revista mensal que Martí publicou para o público infantil, durante a sua larga estadia em Nova Iorque, enquanto preparava uma revolução para libertar Cuba dos abusos cometidos pelo Império Espanhol. Com grande esforço, o escritor conseguiu publicar quatro números da revista em 1889, que hoje se encontram reunidos em forma de livro. Com o intuito de educar as crianças e por depositar nelas a esperança de um mundo melhor, escreveu esses textos nos quais se mesclam a realidade política hispanoamericana, a história desses povos, o seu idealismo revolucionário e a arte da narração, para envolver seu público nesse mundo de histórias inefáveis de lutas e conquistas. Três Heróis é uma narrativa em que José Martí apresenta às crianças, com grande maestria, os três grandes revolucionários americanos: Bolívar, San Martín e Hidalgo, responsáveis pela libertação das Américas sob domínio espanhol, ressaltando suas batalhas e conquistas, e, principalmente, os seus valores e seu caráter. Os textos de A Idade de Ouro são lidos até hoje em escolas hispano-americanas.
Texto traduzido: Martí, José. La edad de oro. Buenos Aires: Nueva Senda, 1972.

O autor: José Julián Martí Pérez (Cuba, 1853-1895) foi político, jornalista, filósofo, poeta e criador do Partido Revolucionário Cubano. Aos 17 anos, devido a seu posicionamento e atividade política, foi condenado a seis anos de trabalhos forçados e exilado pelo governo Espanhol. Publicou em 1871 seu primeiro trabalho de importância El presídio Político en Cuba, no qual expôs as crueldades e os horrores vividos no período em que esteve na prisão. Nesta obra já se encontravam presentes o idealismo e o estilo vigoroso martiniano, o que fez com que ele se tornasse conhecido nos círculos internacionais e um dos nomes da modernidade hispanoamericana. Morreu em combate na Guerra Necessária, idealizada e planejada por ele, na tentativa de libertar Cuba do domínio espanhol.

A tradutora: Michelle Vasconcelos Oliveira do Nascimento é graduada em Língua Portuguesa e Espanhola, mestre e doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente realiza pesquisas em literatura portuguesa e hispano-americana do início do século XX. Entre seus interesses está a poesia erótica, poesia feminina e mitocrítica.



☞ MARTÍ, José. Três heróis | Tres héroes. Trad. Michelle Vasconcelos
O. do Nascimento. (n.t.), n. 4, v. 1, mar. 2012, pp. 198-208.


© (n.t.) Revista Literária em Tradução
ISSN 2177-5141