O texto: Seleção com oito poemas de Jan Huszcza marcados pelo caráter catastrófico da dicção expressionista do grupo polonês Żagary, fundado em Vilna em 1930 pelos poetas influenciados, naquele momento, não só pela violência da guerra, mas também pela experiência da liberdade: “Isso” (“To”), “O mais difícil são seus olhos” (“Najtrudniej oczy twoje”), “Outubro de 1936" (“Październik 1936 r. ”), “A partida” (“Odjazd”), “Cegado na neve” (“Ślepnąc w śniegu”), “Um conto sobre a noite” (“Opowieść o nocy”), “Estvam cobertos de sombras os lagos” (“Rzęsami cieni zaszły jeziora”) e “A madrugada silva com o vento nos lábios” (“Świt wiatrem syczy na ustach”). Nos versos de Huszcza, que se destacam pelos contrastes extremos e pelas imagens apocalípticas, há uma articulação, ao mesmo tempo, da oposição entre a catástrofe iminente e a busca pelo significado da existência. O expressionismo de Huszcza colocava em questão o discurso científico acerca da descontinuidade da relação entre o espírito e o corpo, valorizando a sensibilidade humana nos tempos devastados pelo abuso dos poderes.
Texto traduzido: confira na revista.
O autor: Jan Huszcza (1917-1986), poeta e escritor polonês, nasceu em Zagościnie (Lituânia). Fez parte do grupo vanguardista Żagary, que postulava o envolvimento social da literatura, caracterizado pelo antifascismo e pelo catastrofismo. Reconhecido por seu estilo lírico e crítico, com toques de humor e ironia, publicou seu primeiro livro de poemas, Ballada o podróżnych (Balada dos Viajantes), em 1938. Esteve no campo de trabalho no Cazaquistão durante a Segunda Guerra Mundial, onde permaneceu até 1943, lutando ao lado do Exército Popular Polonês ao final do conflito. Foi editor das revistas Kronika e Osnowa, tendo publicado diversos livros ao longo de sua carreira, incluindo poesia, prosa e sátira.
A tradutora: Olga Kempińska, formada em Filologia Românica (UJ) e em História Social da Cultura (PUC-Rio), é professora da UFF. Para a (n.t.) traduziu Maria Pawlikowska-Jasnorzewska, Stanisław Lem, Wisława Szymborska, Bronisława Ostrowska, Miron Białoszewski, dentre outros.