PRÉVIA (n.t.) 4º

Ensaio sobre o Ser | Versuch über das Sein
Johann Gottfried von Herder

O texto: Texto escrito provavelmente entre 1762 e 1764, período em que o autor frequentou as aulas de Immanuel Kant em Königsberg. Herder vale-se aqui do mesmo modo de argumentação utilizado por Kant contra Baumgarten no intuito de refutar os postulados de um dos textos pré-críticos mais importantes do filósofo de Königsberg intitulado O único fundamento possível para uma demonstração da existência de Deus (Der einzige mögliche Beweisgrund zu einer Demonstration des Daseins Gottes). O texto foi publicado pela primeira vez por Gottfried Martin em 1936 no 41º volume dos Estudos sobre Kant (Kant-Studien) e sofreu sucessivas releituras que buscaram corrigir as diversas lacunas apresentadas pelo original. O texto que serviu de base para a tradução foi editado nas obras reunidas do autor publicadas pela Deutscher Klassiker Verlag, organizadas por Ulrich Gaier.
Texto traduzido: Herder, Johann Gottfried. “Versuch über das Sein”. In: ______; Gaier, Ulrich (org.) Werke in zehn Bänden. Frühe Schriften 1764-1772. Frankfurt a. M.: Deutscher Klassiker Verlag, v. 1, p. 9-21, 1985.

O autor: Johann Gottfried von Herder 1744-1803 nasceu em Möhrungen na antiga Prússia. Publicou aos 16 anos seu primeiro poema intitulado Gesang an den Cyrus e aos 17 iniciou seus estudos de Medicina e Teologia na Universidade de Königsberg, onde assistiu as preleções de Immanuel Kant e se tornou protegido de Johann Georg Hamann, um dos defensores da sensibilidade e das emoções contra a desmesura do racionalismo. Tornou-se pastor e a partir de 1767 publicou diversos textos a respeito de temas como teologia, literatura e filosofia. Em 1771 recebeu da Academia de Ciências de Berlim um prêmio pelo texto Ensaio sobre a origem da linguagem, o primeiro de uma série de prêmios que iria receber por seus textos. Foi um dos mais influentes pensadores alemães. Criador da concepção moderna de História e o iniciador de diversos estudos antropológicos sobre diversos povos.

O tradutor: Márcio dos Santos Gomes estudou Literatura e Filosofia na Universidade de Jena e é professor de Teoria da Literatura na Universidade Estadual da Paraíba.



☞ HERDER, Johann Gottfried von. Ensaio sobre o Ser | Versuch über das Sein.
Trad. Márcio dos Santos Gomes. (n.t.), n. 4, v. 1, mar. 2012, pp. 144-166.


© (n.t.) Revista Literária em Tradução
ISSN 2177-5141