PRÉVIA (n.t.) 12º

Livro de receitas | Carte de bucate
Grigore Cugler

O texto: As “receitas culinárias” que integram o Livro de Receitas, de Grigore Cugler, viram a luz do dia em 1951 e 1952, no Rio de Janeiro, na revista Înşir´te Mărgărite, primeira revista romena de literatura e cultura da América do Sul, mantida por romenos fugidos do regime comunista que assolou a Romênia após a 2ª Grande Guerra. Anos mais tarde, as “receitas” foram republicadas na Revista Scriitorilor Români, da comunidade romena de Munique. Só em 1998 foram publicadas pela primeira vez na Romênia, na revista Manuscriptum, de Bucareste.
Texto traduzido: Cugler, Grigore. Apunake şi alte fenomene & Afară-de-unu-singur. Bucureşti: Compania, 2005.

O autor: O escritor romeno Grigore Cugler (1903-1972) era descen-dente da nobreza austríaca. Recebeu fina educação em seu vilarejo natal, Roznov, onde aprendeu romeno, alemão, espanhol e francês. Em Bucareste, formou-se em Direito e no Conservatório de Música. Foi compositor, violinista, diplomata, ilustrador, escritor e poeta. Em 1934, publicou, sem qualquer eco no meio literário, seu único volume em vida na Romênia, Apunake şi alte fenomene. Em 1947, na iminência da instauração do regime comunista na Romênia, Cugler exilou-se no Peru, onde se tornou primeiro-violinista da Filarmônica de Lima. Até hoje escritor marginal em seu próprio país, é considerado um dos grandes e mais excêntricos expoentes da literatura vanguardista romena.

O tradutor: Fernando Klabin, paulistano, morou 16 anos em Bucareste, onde se formou em Ciência Política e desenvolveu, entre outras, atividades no campo turístico. Atualmente prepara uma dissertação de mestrado em Letras, na USP, sobre Max Blecher.Além de traduzir do alemão e do inglês, tem procurado difundir no Brasil a boa literatura escrita em romeno. Nesse contexto, já traduziu para a (n.t.) poemas de Max Blecher e textos de Eugen Ionescu, George Bacovia, Urmuz, Ciprian Vălcan, Oscar Lemnaru e Paul Celan. Entre suas traduções, estão As Seis Doenças do Espírito Contemporâneo (1999) de Constantin Noica, Senhorita Christina (2011) de Mircea Eliade, Acontecimentos na Irrealidade Imediata (2013) de Max Blecher, Nos cumes do desespero (2012), de Emil Cioran, e A Barca de Caronte (2012), de Lucian Blaga.



☞ CUGLER, Grigore. Livro de receitas | Carte de bucate.
Trad. Fernando Klabin. (n.t.), n. 12, v. 1, jun. 2016, pp. 236-245.


© (n.t.) Revista Literária em Tradução
ISSN 2177-5141