Em uma paisagem desértica da Árabia Saudita, escondida em um vale remoto na antiga Rota do Incenso, encontra-se a maior biblioteca ao ar livre do Oriente Médio, a montanha de Jabal Ikmah, cujas formações rochosas estão repletas de inscrições de civilizações há muito esquecidas. Localizada aos arredores da milenar cidade de Alula, outrora conhecida como... (...)
E são esses registros que fazem de Jabal Ikmah um local im-portante para o estudo da língua árabe, pois fornecem um vislumbre de suas origens e evolução. Datadas, grande parte, dos séculos V a I a.C., as inscrições abarcam diferentes sistemas de escrita, como o tamúdico (a escrita arábica mais antiga), o minaico (uma língua árabe meridional antiga)... (...)
E assim como Jabal Ikmah, que se destaca pela variedade de escritas e idiomas impressos em suas rochas, este número da revista segue a tradição, e traz 10 escritores e idiomas impressos em suas páginas, incluindo o árabe. E abrimos com a seção Poesia, primeiro, com a seleção... (...)
E nestes termos encerramos mais um editorial, com destaque final às inscrições de Jabal Ikmah que, em sua maioria, em meio ao deserto arábico, ainda permanecem desconhecidas ou aguardam serem decifradas. Essas inscrições garantiram que a montanha fosse lembrada ao longo dos tempos como uma biblioteca ao céu aberto, como um importante local... (...)