PRÉVIA (n.t.) 13º

Os Óculos | The Spectacles
Edgar Allan Poe

O texto: Publicado em 1844, no Philadelphia Dollar Newspaper, “Os Óculos” é um conto de humor de Poe. O narrador e personagem principal, Napoleon Bonaparte Froissart, é um jovem entusiasta do amor à primeira vista, que sofre de uma deficiência visual, mas que, por vaidade, recusa-se a usar óculos. Por causa dessa recusa, somada a seu temperamento impulsivo, coloca-se em uma situação embaraçosa ao apaixonar-se por uma mulher francesa que não pode ver nitidamente.
Texto traduzido: Poe, Egar Allan. The Short Fiction of Edgar Allan Poe: An Annotated Edition. In: Levine, Stuart; Levine, Susan (Eds.). Chicago: University of Illinois Press, 1990, pp. 333-350.

O autor: Edgar Allan Poe (1809-1849), escritor, poeta e crítico literário norte-americano, mais conhecido por seus contos e romances de horror gótico e por suas histórias de detetive, também escreveu contos humorísticos, incluindo “The Spectacles”.

A tradutora: Liziane Kugland é tradutora e professora de inglês em Porto Alegre. Com Jorge Furtado, traduziu Aventuras de Alice no País das Maravilhas e Alice Através do Espelho (Lewis Carroll), Sonetos de Shakespeare e O Mercado de Notícias (Ben Jonson).



☞ POE, Edgar Allan. Os Óculos | The Spectacles.
Trad. Liziane Kugland. (n.t.), n. 13, v. 2, dez. 2016, pp. 259-304.


© (n.t.) Revista Literária em Tradução
ISSN 2177-5141