O texto: Publicado em 1844, no Philadelphia Dollar Newspaper, “Os Óculos” é um conto de humor de Poe. O narrador e personagem principal, Napoleon Bonaparte Froissart, é um jovem entusiasta do amor à primeira vista, que sofre de uma deficiência visual, mas que, por vaidade, recusa-se a usar óculos. Por causa dessa recusa, somada a seu temperamento impulsivo, coloca-se em uma situação embaraçosa ao apaixonar-se por uma mulher francesa que não pode ver nitidamente.
Texto traduzido: Poe, Egar Allan. The Short Fiction of Edgar Allan Poe: An Annotated Edition. In: Levine, Stuart; Levine, Susan (Eds.). Chicago: University of Illinois Press, 1990, pp. 333-350.
O autor: Edgar Allan Poe (1809-1849), escritor, poeta e crítico literário norte-americano, mais conhecido por seus contos e romances de horror gótico e por suas histórias de detetive, também escreveu contos humorísticos, incluindo “The Spectacles”.
A tradutora: Liziane Kugland é tradutora e professora de inglês em Porto Alegre. Com Jorge Furtado, traduziu Aventuras de Alice no País das Maravilhas e Alice Através do Espelho (Lewis Carroll), Sonetos de Shakespeare e O Mercado de Notícias (Ben Jonson).