PRÉVIA (n.t.) 16º

Rimas Pétreas | Rime Petrose
Dante Alighieri

O texto: Quatro canções redigidas por volta de 1295-98, entre a publicação da Vita Nova (c.1293) e De vulgari eloquentia (c.1302). De formas fixas e rimas rígidas, as estrofes estão dispostas em 260 versos, nos quais se descreve uma variedade de imagens relacionadas ao papel da donna, tendo por consequência a exposição de sentimentos por ela inspirados (que aqui variam da euforia inspiradora à devastação do ódio). As quatro canções: “Io son venuto al punto della rota”, “Al poco giorno ed al gran’ cerchio d’ombra”, “Amor, tu vedi ben che questa Donna” e “Così nel mio parlar vogli’esser aspro” trazem temas centrais da poética de Dante que, não só demonstra influência do estilo novo, mas apresenta os tópicos que serão retomados e consagrados na Commedia (c.1306-1320).
Texto traduzido: Alighieri, Dante. Rime. Curadoria de Domenico de Robertis. Firenze: Casa Editrice Le Lettere, 2002.

O autor: Dante Alighieri nasceu em Florença, em 1265. Desde jovem frequentou o círculo literário do estilo novo, mantendo correspondência com diversos autores locais. Entre 1292-94 redigiu e publicou a Vita Nova, que reúne poemas líricos e comentários em prosa destinados à Beatriz, personagem central da Comédia. A redação do conjunto das Rime Petrose ocorreu provavelmente entre 1295-98, coincidindo com os anos de maior atuação de Dante na esfera política de Florença. O autor foi condenado ao exílio em 1302, e uma vez exilado, compôs a Commedia, De vulgari eloquentia, Convivio, Monarchia e outras obras. Faleceu em 1321, na cidade de Ravena, sem que jamais tenha revisto Florença.

A tradutora: Débora Berté pesquisa literatura italiana do século XIV e poesia e narrativa latino-americana contemporânea. Graduada em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012), mestra em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (2017), atualmente trabalha no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas e desenvolve tese de doutorado junto ao Instituto de Estudos da Linguagem, ambos na Unicamp..



☞ ALIGHIERI, Dante. Rimas Pétreas|Rime Petrose.
Tradª Débora Berté. (n.t.), n. 16, v. 1, jun. 2018, pp. 70-90.


© (n.t.) Revista Literária em Tradução
ISSN 2177-5141