PRÉVIA (n.t.) 10º

Belos | The Beautiful People
Charles Beaumont

O texto: O conto “The Beautiful People” foi publicado, pela primeira vez, no número de setembro de 1952 da revista If. Worlds of Science Fiction, e adaptado por Charles Beaumont, em 1964, para um episódio da série televisiva Além da Imaginação, intitulado “Number 12 Looks Just Like You” [O número 12 se parece com você]. Descreve uma sociedade futurista, onde todos os jovens passam por um processo conhecido como a “Transformação”, tendo pontos em comum com o clássico distópico de Ray Bradbury, Fahrenheint 451, de 1953, além de ter influenciado obras televisivas e literárias, como a série Black Mirror e a tetralogia para jovens adultos, Feios, de Scott Westerfeld.
Texto traduzido: Beaumont, Charles. “The Beautiful People”. In. If. Worlds of Science Fiction. Quinn Publications, 1952, pp. 4-17.

O autor: Charles Beaumont (1929-1967) é considerado um dos mais prolíficos autores de ficção especulativa do século XX. Além de contista, foi roteirista da série televisiva Além da Imaginação, ao lado de Richard Matheson, Ray Bradbury e Jerry Sohl, e escreveu para o cinema os roteiros de As sete faces do dr. Lao e A orgia da morte, entre outros. Faleceu em 21 de fevereiro de 1967, aos 38 anos, devido a uma misteriosa doença degenerativa.

A tradutora: Ana Resende é bacharel em filosofia (UFRJ) e mestre em filosofia (PUC/Rio). É tradutora de literatura infanto-juvenil e ficção especulativa em geral, e especialista em contos de fadas. É colaboradora do Märchen-Stiftung Walter Kahn, entre outras instituições. Para a (n.t.) já traduziu Shirley Jackson.



☞ BEAUMONT, Charles. Belos | The Beautiful People.
Trad. Ana Resende. (n.t.), n. 10, v. 1, jun. 2015, pp. 313-350.


© (n.t.) Revista Literária em Tradução
ISSN 2177-5141