PRÉVIA (n.t.) 27º

A viagem eterna | Il viaggio eterno
Ceccardo Roccatagliata Ceccardi

O texto: Seleção com sete poemas de Ceccardo Roccatagliata, extraídos do Il libro dei frammenti (O livro dos fragmentos), publicado em 1895: “Alameda deserta” (“Viale deserto”), “Visão matutina” (“Visione mattutina”), “A viagem eterna” (“Il viaggio eterno”), “Sonhos de outubro” (“Sogni d'ottobre”), ”Colóquio sentimental” (“Colloquio sentimentale”), “Fantasmas autunais” (“Fantasmi autunnali”) e “Os rostos dolorosos” (“I volti dolorosi”). Marcada por uma confluência de tendências literárias próprias de seu tempo, na poesia de Ceccardo Roccatagliata se entrecruzam o Decadentismo, pelo uso de temas como a solidão e a melancolia, o Simbolismo, por meio de símbolos e imagens sugestivas, e o Crepuscolarismo, que retrata a crise de valores da sociedade italiana da época. Seus poemas se destacam por invocar a figura do poeta “sonhador” e por evocar a paisagem da Ligúria italiana.
Texto traduzido: confira na revista.

O autor: Ceccardo Roccatagliata Ceccardi (1871-1919), poeta italiano, nasceu em Gênova. Considerado um precursor da poesia ligure do século XX e um bardo sob a insígnia do poète maudit, experimentou uma nova linguagem ao romper com a tradição clássica italiana, pressagiando um clima de fragmentação. Iniciou sua carreira poética colaborando para diversos jornais da época, como o Supplemento al Caffaro e Vita Moderna, tendo sido um dos primeiros tradutores, em solo italiano, dos simbolistas franceses, como Rimbaud e Verlaine. Participou também ativamente da vida política de seu tempo, defendendo ideais anticlericais e anarquistas. Publicou seu primeiro livro, Il libro dei frammenti, em 1895, seguido de Il viandante (1904) e Sonetti e poemi (1910).

O tradutor: Gleiton Lentz, editor da (n.t.), é pós-doutor em Estudos da Tradução (PGET/UFSC), doutor em Literatura (UFSC/Università di Firenze), tradutor e revisor. Para a (n.t.), do italiano, traduziu Dino Campana, Carlo Michelstaedter, Antonia Pozzi e Isabela di Morra.

Opções de Download

    

☞ ROCCATAGLIATA CECCARDI, Ceccardo. A viagem eterna | Il viaggio eterno.
Trad. Gleiton Lentz. (n.t.), n. 27, vol. ilustrado, dez. 2023, pp. 178-203.


© (n.t.) Revista Nota do Tradutor
ISSN 2177-5141