PRÉVIA (n.t.) 5º

A Casa do Juiz | The Judge’s House
Bram Stoker

O texto: Publicado pela primeira vez em 1891 no jornal The illustrated Sporting and Dramatic News, de Londres, o conto “The Judge’s House” faz parte da série de histórias fantásticas de Bram Stoker. Nele, o leitor é convidado a entrar em um mundo fantasmagórico, repleto de suspense e terror. Foi um dos primeiros contos escritos pelo autor, publicado em livro três vezes: em 1914, na terceira edição de Dracula’s guest and other weird stories, obra que reunia uma coletânea de contos; em 1973 no livro Bram Stoker beside companion, editado por Charles Osborne; e em 1997 em Ghost and horror Stories, editado por R. Dalby, S. Dziemianowicz e S.T Joshi.
Texto traduzido: Stoker, Bram. Best Ghost and Horror Stories. New York: Dover Publications, 1997.

O autor: Escritor irlandês, Bram Stoker (1847-1912) se tornou mundialmente conhecido por sua obra Drácula, escrita em 1897, e que se tornou, mais tarde, seu best seller, sendo levado para às telas do cinema em várias versões. Antes de Drácula, porém, publicou The Watter’s Mou and croken sands, em 1894, e The shoulder of Shasta, em 1895. Além disso, escreveu uma série de contos fantásticos e infantis (publicou, em 1882, Under the sunset, no qual reúne vários contos para o público infanto-juvenil). O escritor também trabalhou como jornalista, biógrafo e crítico teatral. Em 1876 conheceu o ator Henry Irving com quem trabalhou no teatro Royal Lyceum, em Londres. Neste ano comemora-se 100 anos de sua morte.

As tradutoras: Camila Paula Camilotti é mestre em literatura e língua inglesa e doutoranda em Estudos da Tradução pela UFSC. Trabalha com tradução de artigos científicos e literários em inglês e italiano.
Iliane Tecchio é mestre em Estudos da Tradução e doutoranda em Estudos da Tradução pela UFSC. Seu projeto de pesquisa de doutorado intitulado Intertextualidade e Tradução: Análise de alusões Bíblicas na temática da morte em Bram Stoker envolve um estudo tradutório e interpretativo sobre a obra Drácula, de Bram Stoker.



☞ STOKER, Bram. A Casa do Juiz | The Judge’s House.
Trad. Camila Paula Camilotti e Iliane Tecchio. (n.t.), n. 5, v. 2, set. 2012, pp. 270-303.


© (n.t.) Revista Literária em Tradução
ISSN 2177-5141