PRÉVIA (n.t.) 17º

El Chiflón del Diablo | El Chiflón del Diablo
Baldomero Lillo

O texto: O conto “El Chiflón de Diablo” integra o livro Sub-terra, de Baldomero Lillo, publicado em 1904, em que o autor descreve, sob diferentes pontos de vista e personagens, a vida dos mineiros que viveram e morreram nas minas de carvão de Lota, ao sul do Chile, ao final do século XIX e início do XX. As condições sub-humanas vividas por esses trabalhadores inspiraram vários relatos de Lillo, com os quais teve contato e cuja realidade denunciou através de suas narrativas sociais, que incluem a mina de carvão conhecida como o Chiflón del Diablo (Silvo do Diabo), uma das mais antigas do Chile, que operou entre 1857 e 1990, declarada Monumento Histórico do país em 2009. No conto, descreve-se a história do jovem mineiro Cabeça de Cobre e de sua mãe, María de los Ángeles, e os acontecimentos que sucedem na mina, dona de uma sinistra fama.
Texto traduzido: Lillo, Baldomero. Sub terra - Cuadros mineros. Santiago: Imprenta Moderna, 1904, pp. 109-136.

O autor: Baldomero Lillo (1867-1923) foi um escritor chileno, considerado o mestre do Realismo em seu país. Nasceu em Lota e mudou-se para Santiago em 1897, em busca de um espaço literário, que alcançou com a publicação de seu primeiro conto “Juan Fariña”, na Revista Católica de Santiago, em 1903. Trabalhou na redação do jornal El Mercurio e foi colaborador da revista Zig-Zag. Em 1904, publicou Sub-terra, uma compilação de narrativas sobre a vida dos mineiros, e em 1907, Sub-Sole, sobre a vida camponesa e marítima. Parte significativa de sua obra foi publicada postumamente, em Relatos populares (1947) e El hallazgo y otros cuentos del mar (1956).

O tradutor: Gleiton Lentz, editor da (n.t.), é doutor em Literatura, tradutor e revisor. Dedica-se ao estudo e tradução da poesia simbolista italiana e hispano-americana. Para a (n.t.) já traduziu Delmira Agustini, Alejandra Pizarnik, Alfonsina Storni, Vittoria Aganoor, Dino Campana, entre outros.



☞ LILLO, Baldomero. El Chiflón del Diablo | El Chiflón del Diablo.
Trad. Gleiton Lentz. (n.t.), n. 17, v. 2, dez. 2018, pp. 85-105.


© (n.t.) Revista Literária em Tradução
ISSN 2177-5141